Nosso eterno e saudoso Professor Fábio Hazin, coordenador de grandes projetos e parceiro da FADURPE, recebeu hoje uma homenagem Complexo Industrial Portuário de Suape.

O Complexo Industrial Portuário de Suape concedeu, na manhã desta quarta-feira (23), o selo “Terminal Amigo do Oceano” a quatro empresas arrendatárias do Porto Organizado. A solenidade, realizada na Base Mar. Este ano, em sua segunda edição, a certificação recebeu o nome de selo “Terminal Amigo do Oceano – Professor Fábio Hazin”, em homenagem ao renomado docente e pesquisador, que dedicou sua carreira ao estudo e à conservação da fauna marinha. Ele faleceu em 2021 em decorrência de complicações da covid-19.

“Fábio Hazin era um notável pesquisador e uma pessoa de fino trato. Sabia respeitar, como poucos, as diferenças de leituras sobre determinadas questões científicas. Tínhamos compreensões bastante distintas sobre o universo da pesca e dos(as) pescadores(as), mas ele sempre lidava com isso com muita elegância nas mesas, nos debates públicos que compartilhamos. Apesar de ser um pesquisador reconhecido internacionalmente, cheio de prêmios, uma referência mundial em sua área, nunca fez uso disso para diminuir quem tinha visões diferentes da sua. Era, sem dúvida, portador de uma verdadeira cultura científica, onde a pluralidade de olhares é essencial e deveria ser respeitada, defendida. Aprendi muito com isso e retribuía suas gentilezas”, lembrou o professor Cristiano Ramalho, do Departamento de Sociologia.

Ao longo da carreira, sua atuação principal era em Oceanografia Pesqueira e Engenharia de Pesca com ênfase em atuns, agulhões e tubarões, focado em biologia reprodutiva, distribuição, comportamento, migração, gestão pesqueira e direito internacional do mar.