PERFIL INSTITUCIONAL
1. HISTÓRICO DA UFRPE
Criada em 1912, a UFRPE era conhecida como a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária.
Na década de 1940, o sucesso das escolas agrícola e veterinária contribuiu para a criação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) através do Decreto Estadual 1.741 de 24 de julho de 1947, que reunia as Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária, Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o curso de Magistério de Economia Doméstica Rural.
Já em 1955, através da Lei Federal nº 2.254, a Universidade foi então federalizada, passando a fazer parte do Sistema Federal de Ensino Agrícola Superior. Com a promulgação do Decreto Federal 60.731, de 19 de maio de 1967, a instituição passou a denominar-se oficialmente Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Em 2004 teve início o processo de interiorização da UFRPE com a construção da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), ação pioneira no país que inaugurou o Programa de Expansão do Ensino Superior no Brasil.
2. ÁREAS DE ATUAÇÃO ACADÊMICA
A UFRPE dispõe de infraestrutura acadêmica e administrativa composta por mais de 1.200 docentes, mais de mil técnico (a)s- administrativo (a)s e mais de 500 trabalhadores(a)s terceirizado(a)s, além de cerca de 17 mil discentes. Oferta cursos de graduação, pós-graduação e de educação básica, técnica e tecnológica, além de desenvolver projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação em leque variado de áreas. A Instituição está presente em todas as regiões do estado de Pernambuco, além de parte da Bahia, por meio de Unidades Acadêmicas, Estações de Pesquisa e Polos de Educação a Distância (EAD). Isso representa um universo de 31 municípios que contam com uma ou mais ações da Universidade.
3. EDUCAÇÃO SUPERIOR – GRADUAÇÃO
A UFRPE oferta anualmente mais de 3.780 vagas em 55 cursos de graduação. O campus Sede, em Dois Irmãos, possui 28 cursos, concentrando 52% dos cursos; a UAST oferta nove, representando 17%; a UACSA, com oferta de cinco cursos, representa 9%; e a UABJ oferta quatro cursos, 7% do total. Na UAEADTec, são ofertados oito cursos de graduação na modalidade a distância, correspondendo a 15% das graduações, sendo dois bacharelados e seis licenciaturas, em 14 polos, sendo 11 em Pernambuco e três na Bahia.
4. EDUCAÇÃO SUPERIOR – PÓS-GRADUAÇÃO
Há mais de 40 anos, a UFRPE criou os primeiros cursos de Pós-Graduação stricto sensu e vem crescendo em quantidade e qualidade para chegar aos atuais 42 programas. Na última avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Instituição, promovida pela Capes, em 2017, a UFRPE conseguiu obter nota 6/Excelência) em dois dos seus PPG stricto sensu: Engenharia Agrícola e Entomologia
5. INFRAESTRUTURA E ACESSIBILIDADE
No quesito infraestrutura, a UFRPE oferece à comunidade acadêmica a Biblioteca Central (BC), com acervo de mais de 70 mil volumes, entre livros e folhetos, títulos de periódicos, filmes e documentários. A BC também está equipada com totens digitais de consulta a publicações e a outras informações institucionais, bem como computadores e aparatos para pessoas com limitações e deficiências.
A estrutura do campus de Dois Irmãos também possui: Centro Esportivo com piscina semiolímpica, quadra coberta, campo de futebol e pista de atletismo; Departamento de Qualidade de Vida para consultas médicas, odontológicas, psicológicas, análises laboratoriais e clínicas, assistência social e enfermagem a servidores e estudantes; Hospital-Escola Veterinário, que realiza atendimentos diários, entre consultas, exames e cirurgias em animais de pequeno e médio porte.
REFERÊNCIA:
1. PDI institucional UFRPE 2021-2030
2. www.ufrpe.br/br/content/apresentação
NORMAS DE RELACIONAMENTO
1. RESOLUÇÃO CONSU UFRPE Nº 146/2021, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2021: Aprova a normativa que disciplina as parcerias entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pessoas jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para execução de projetos acadêmicos e prestação de serviços técnicos especializados;