A Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), chegou aos 41 anos no dia 31 de outubro, com uma trajetória dedicada a transformar conhecimento em impacto social e sempre focada no futuro.
Criada com a missão de aproximar a universidade da sociedade, consolidou-se como uma instituição que conecta ciência, educação, inovação e compromisso público em trabalhos que geram desenvolvimento para Pernambuco e para o Brasil. Atualmente executa, com excelência, 132 projetos de forma simultânea em diversos segmentos.
A Fundação tem atuado como um elo entre o saber acadêmico e as demandas da população, apoiando iniciativas em diversas áreas — da pesquisa científica à formação profissional, da gestão pública à sustentabilidade. Seu trabalho é pautado por uma visão estratégica e inovadora, que valoriza o conhecimento como ferramenta de inclusão e transformação social.
CELEBRAÇÃO
A data do aniversário foi marcada por um almoço de celebração, que reuniu colaboradores e funcionários, além de convidados e autoridades. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, participou do encontro e destacou a importância da instituição. “Sem a Fadurpe, tudo seria mais difícil de ser executado na universidade. Quero parabenizar a todos do corpo técnico, que trabalham com muita responsabilidade. Essa é uma parceria que está dando certo há 41 anos e a tendência é dar mais certo ainda”, destacou.
A vice-reitora, Socorro Lima, também marcou presença. Ela ressaltou que a Fadurpe atua há mais de quatro décadas apoiando a pesquisa, o ensino, a extensão, o empreendedorismo e também a inovação. “Além da UFRPE, à fundação apoia instituições variadas e esse trabalho vem gerando um grande benefício para a sociedade e para o progresso da ciência”, ressaltou
A secretária-geral da Fundação, Ellen Viegas, e a secretária- adjunta, Ivaneide Strauss, também prestaram homenagem a todos os que passaram pela Fadurpe ao longo desses 41 anos, exaltaram o trabalho dos profissionais que diariamente se dedicam ao trabalho no instituição e comemoram o início de um novo ciclo.
Ellen Viegas disse, ainda, que a Fadurpe chega aos 41 com muito incentivo à pesquisa, extensão, ensino, inovação e tecnologia, com todos os seus projetos. “Agradecemos a todos os nossos funcionários, conselheiros e conselheiras, e aos parceiros que depositaram na Fadurpe muita confiança durante esse tempo. Que venha mais 41 anos de existência. Vida longa a Fadurpe”.
Já Ivaneide reiterou a importância dos profissionais da Fadurpe. “É muito bom trabalhar com uma equipe que tem essa determinação, que tem empenho, mas o melhor é saber que, com a nossa força e compromisso, tenho certeza de que a fundação ainda vai crescer muito mais”.
Em nome dos funcionários, quem falou foi Camilo Caze, que ressaltou a importância da instituição na vida pessoal e profissional de cada um da equipe, além do papel da instituição na sociedade. “A todos a minha gratidão por fazer parte dessa família”.


